Reunião da Cacispar

quarta, 22 de março de 2017

Superintendente da Faciap conversou com empresários na reunião da Cacispar

Superintendente da Faciap conversou com empresários na reunião da Cacispar 

Da assessoria/Cacispar - Um dos propósitos centrais da vinda do superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Márcio Vieira, a Francisco Beltrão nesta terça-feira, 21 de março, na reunião mensal da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoste do Paraná (Cacispar), foi o de estar mais próximo da coordenadoria regional. Antes de sua fala, foi apesentada a prestação de contas referente aos meses de novembro e dezembro/2016 por representante do escritório contábil Muralha. “As coordenadorias são à base do nosso sistema, que compreende 295 associações empresariais no Estado e 12 coordenadorias”, disse Márcio, que trouxe de Curitiba informações da parceria entre Faciap e Sebrae, firmada para os próximos dois anos.

Segundo Márcio, “nós temos que fortalecer a base do sistema, que é a associação, a casa do empresário.” Discutir a coordenaria, bem como o papel dela na sociedade e o que ela pode melhorar no ambiente de negócios dos municípios norteou o encontro na sede da Cacispar, em Beltrão. “É preciso melhorar a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas, através de programas, incentivando o acesso ao crédito, à educação empreendedora, questões de desburocratização, entre outros temas”, entende Márcio.

Divisão do mapa
Na sua apresentação, Márcio mostrou o mapa territorial do Sudoeste e sua provável divisão, aonde fazem parte as associações empresariais. As de responsabilidade da Cacispar são 36 ACEs. “Temos que nos organizar política-administrativamente para dar esse suporte às associações. Hoje a federação divide-se em 12 coordenadorias, mas se formos analisar a fundo, as vocações de conceito de território foram divididas pelo Sebrae em 18 territórios no Estado. Tanto que na região da Cacispar existem três territórios, mapeados pelo Sebrae, que são o da região da Fronteira, o do Sudoeste e o de Iguaçu. São três regiões com necessidades e vocações de cadeias produtivas diferenciadas. É preciso ter sinergia para trabalhar as vocações desses territórios. Tem que levar em consideração as etnias, os costumes”, explica o superintendente.

Os territórios já estão definidos e agora será trabalhado entre Cacispar e Sebrae a mobilização desses territórios. “A gente entende que vai melhorar ainda mais os ambientes de negócios”, acredita Márcio.

Em outro momento da reunião, Jair dos Santos, presidente da Cacispar destacou a definição de um comitê que está sendo criado para analisar a concessão de pedágio para a PR 280, a ser implantado na região. “É preciso lembrar sempre que os valores cobrados não podem onerar para os usuários”, pontua Jair. Uma reunião para debater a questão ficou agendada para esta quarta-feira, 22, às 19h30, na Cacispar – Rua Florianópolis, 478, Centro, em frente a Loja Belmar. “Esperamos ter bons avanços nesta noite”, disse Jair.

Um dos participantes do encontro de terça ressaltou a importância de se manter viva a chama da criação do pedágio, principalmente em 2018. “É ano de eleição para escolha de presidente e governador, é uma boa oportunidade debater isso com os candidatos.” Felipe Pivatto Los, presidente da ACE de Chopinzinho “engrossou” o coro dizendo: nunca o Sudoeste foi tão representado por políticos no Brasil.

Mulheres reunidas
Representantes de núcleos setoriais de ACEs também se reuniram na Cacispar na noite desta terça-feira, 21. O encontro do Conselho Regional da Mulher Empresária (CRME) foi comandado por Evelaine Rosa, coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária e Empreendedora de Chopinzinho. A presidente do CRME, Rosane Budine, não pode estar presente. “Debatemos sobre a participação no talk show no dia 8 de abril durante a Expofeira Mulher em Francisco Beltrão [6 a 9 de abril], oito municípios serão representados por oito mulheres que serão homenageadas. Também debatemos nossa participação na convenção, em julho e ainda o Fórum da Mulher Empresária, em Chopinzinho, sem data definida. Definimos que não iremos realizar as reuniões itinerantes como as do conselho de administração da Cacispar. Continuaremos fazendo nossas reuniões, a cada dois meses, aqui em Beltrão”, informa Evelaine.


Julho tem Convenção e Encontro Regional do Programa Empreender
Com o objetivo de integrar os representantes de associações comerciais – diretores, secretários e colaboradores, a XV Convenção Empresarial da Cacispar já tem data marcada. Será no dia 20 de julho, quinta-feira, em local a ser definido pela organização. Neste ano, simultaneamente acontece o 1º Encontro Regional do Programa Empreender, onde serão apresentados cases de sucessos por integrantes de núcleos setoriais que representam a região. Bons palestrantes e até uma apresentação de teatro estão sendo pensados para a programação.

E neste ano, a Cacispar definiu por fazer algumas reuniões mensais itinerantes, em municípios pertencentes à entidade. A próxima reunião acontece dia 17 de abril, segunda-feira, às 19h, em Chopinzinho.

fonte: CACISPAR 

Fonte:

Galeria de Fotos